Empreendedorismo Social

Empreendedorismo social é um termo que tem ganhado cada vez mais força dentro desse novo ecossistema empreendedor em constante desenvolvimento, a chamada Nova Economia.

Mas, você sabe do que se trata?

Um empreendimento social é caracterizado como uma iniciativa que é ao mesmo tempo lucrativa e social. Em outras palavras, todo empreendimento que tem como foco principal a resolução (ou minimização) de problemas que afetam a comunidade é um negócio de impacto social.

O faturamento desse tipo de empresa é dividido em ações que visam melhorar efetivamente a vida das pessoas. E essas melhorias podem ser buscadas em diferentes áreas, como educação, meio ambiente, segurança, saúde, alimentação, acessibilidade, inclusão social, dentre tantos outros exemplos!

Você pode estar se perguntando: “mas o que levaria uma empresa a abrir mão de seu lucro total para buscar soluções para problemas sociais?” A resposta é simples: pelo propósito.

Empreendedores que se dedicam a causas sociais redefinem a ideia de sucesso nos negócios ao buscar o benefício ao próximo acima do retorno financeiro. São pessoas que possuem como característica principal a empatia. Essa parece ser uma tendência crescente no mercado.

Quer saber mais sobre este assunto? Veja a seguir as principais dúvidas sobre o empreendedorismo social, e decida se é indicado ou não para o seu negócio fazer parte desta revolução.

O que você precisa saber sobre empreendedorismo social​

O empreendedorismo social é um conceito que pode ser aplicado em qualquer empresa?​

É um erro comum acreditar que desenvolver modelos de negócios de impacto social positivo é algo limitado apenas a ONGs, ou organizações sem fins lucrativos.

A verdade é que o conceito de empreendedorismo social se aplica a diversos tipos de negócio – basta que certas práticas sejam seguidas.

Por exemplo, um empreendimento social deve se comprometer a gerar benefícios sociais e ambientais, a ter altos padrões de gestão e transparência, e também se comprometer a ser uma empresa PARA o mundo e não DO mundo.

Como definimos antes, os negócios de impacto social dedicam seu espaço no mercado para solucionar algum problema ambiental ou social, e abrem mão do lucro total em prol desse propósito.

Alguns exemplos são indústrias limpas, empresas de reciclagem, lojas de moda sustentável, empresas que buscam incluir profissionais imigrantes, dentre muitos outros exemplos.

Mesmo que este modelo de negócio não se encaixe com a realidade da sua empresa, existem diversos conceitos que podem aproximar o seu negócio de um empreendimento social através do capitalismo consciente.

Qual é a diferença entre o empreendedorismo clássico e o empreendedorismo social?​

A diferença principal reside no fato de que um negócio de impacto social busca servir constantemente a uma determinada causa. É um posicionamento diferente do empreendedorismo clássico, onde ações sociais (quando existem) se limitam a eventos sazonais ou a datas comemorativas.

Isso significa dizer que distribuir alimentos e presentes no Natal, arrecadar presentes para o Dia das Crianças, ou promover uma campanha de doação de agasalhos no inverno não é o suficiente para caracterizar um empreendimento social.

Os negócios sociais desenvolvem produtos ou serviços específicos para resolver os problemas de sua comunidade.

O que são Empresas B?​

Empresas B são empreendimento sociais, empresas guiadas por um propósito de bem comum – ou seja, empresas privadas que se preocupam em gerar bens públicos.

Diferentemente das ONGs, que têm como característica principal a ausência de lucro, as Empresas B combinam o lucro com o impacto socioambiental positivo.

Para ser caracterizada como Empresa B, é preciso conseguir uma certificação do B Lab. O processo de certificação é rigoroso, mas traz diversos benefícios para as empresas que desejam ser reconhecidas por fazerem a diferença em sua comunidade.

Um exemplo recente de organização que recebeu a certificação de Empresa B foi a Natura. A Natura é, hoje, a maior Empresa B de todo o sistema, no Brasil e no mundo, devido a sua preocupação em unir lucro à responsabilidade social.

É muito provável que cada vez mais grandes empresas sigam esse mesmo caminho.

O que é preciso para começar um negócio social?​

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer o público ou a causa que se deseja atender.

É preciso ter empatia para se colocar no lugar de quem realmente vive o tipo de situação que você deseja mudar através do seu negócio, ter sensibilidade para perceber impasses e dificuldades, ouvir potenciais clientes (não apenas para buscar uma ideia de negócio), e encontrar o propósito que moverá o seu empreendimento.

Veja alguns benefícios de transformar o seu negócio em um empreendimento social:

  • É algo muito positivo para a imagem da empresa
  • Pode ser um grande diferencial competitivo
  • Torna possível a otimização de práticas produtivas de acordo com um novo propósito
  • Ajuda a atrair investidores
  • Ajuda a atrair e atender as demandas de consumidores cada vez mais conscientes
  • É uma maneira de se posicionar enquanto negócio inovador
  • Demonstra que a empresa está engajada em um movimento de mudança

Se você precisa de ajuda para mudar o posicionamento da sua empresa, você pode sempre buscar o auxílio de uma empresa de consultoria, como a Inovara.

Nós somos especialistas em auxiliar empresas que desejam transformar o seu modelo de negócio através da inovação, gerando mais valor para seus consumidores e para a sociedade como um todo.

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